quarta-feira, 17 de abril de 2013

Escola Samuel piyãko

A Escola Samuel Piyãko do povo Ashenῖka do Rio Amônia foi criada em 1992 pelas lideranças deste povo, com o apoio de uma fundação Holandesa que na época financiou nosso projeto de educação. Na época, um dos grandes objetivos das lideranças era que a escola trabalhasse a nova geração, para que eles ajudassem na gestão da nossa terra e projetos.  Logo depois, através da política do povo, veio também outro dos grandes objetivos que foi o de fortalecer os conhecimentos tradicionais e língua de origem de nosso povo.

Hoje, a escola, além de fortalecer a cada ano que passa os conhecimentos tradicionais, também desenvolve  práticas próprias de aprender e ensinar. Por fim, estudamos alguns temas dos conhecimentos ocidentais como forma de aprender um pouco sobre o que está acontecendo fora de nossa aldeia.  
 A escola Samuel Piyãko, que começou com menos de 20 estudante e apenas um professor, hoje inicia o ano de 2013 com mais de 190 estudante, entre ensino fundamental e médio, e 11 professores, todos do povo Ashenῖka, e 5 já concluindo o ensino superior.

Mesmo com todas essas conquistas, ainda estamos enfrentando vários problemas como: a formação de professores, a construção de espaços adequados, merenda escolar e acompanhamento nas escolas por técnico que atenda as necessidades dos professores e comunidades.