sábado, 25 de julho de 2015

Lideranças da Apiwtxa Reivindica Providencias na Fiscalização do Recurso da Educação do Municipio de Marechal Thaumaturgo


 
 
 
Nota de Repúdio

 Nós da Aldeia Apiwtxa viemos por meio desta manifestar nossa insatisfação a respeito do andamento da educação no nosso município e ao mesmo tempo repudiar a forma que os servidores estão sendo tratados ao reivindicar como cidadãos seus direitos a um tratamento mais digno. Com isso, pedimos que todas as autoridades competentes como: Ministério Público, vereadores e outros órgãos verifiquem e tomem providências sobre o que esta acontecendo com o recurso que é destinado exclusivamente para a educação do nosso Município. Sabemos que todos os meses são liberados as parcelas tanto para pagamentos dos salários e outros serviços assim como para merenda, e nada chega as escolas da zona rural. Para o conhecimento dos senhores, na nossa aldeia Apiwtxa, temos 208 alunos matriculados em 2015, 11 professores provisórios, 2 do quadro permanente, 3 A.O.S.Ds e 2 barqueiros todos lotados na Escola Samuel Piyãko. Temos várias dificuldades como: pagamento dos professores que sempre recebem um mês e fica um atrasado, muitas das vezes nossos servidores não tem 13º salários e nem rescisão de contratos, e os professores que tem nível superior com 18 anos de sala de aula recebendo um salario mínimo e só recebem 8 ou 7 meses durante o ano letivo, se sentem desestimulados. As aulas que na história de Thaumaturgo nunca tinham atrasado chegando ao ponto de começar no mês de Abril e outro só Maio e a secretaria ainda quer que cumpram com os 200 dias letivos, com isso queremos saber como a secretaria esta prestando conta se começamos as aulas já quase no segundo semestre? Outro problema é a merenda escolar que até hoje não chegou um grama de arroz para os alunos merendarem, com isso os alunos tem que sair da escola mais cedo perdendo horas aula. A construção e reforma da nossa escola já faz mais de 10 anos que a prefeitura não ajuda e a comunidade se obriga a assumir para que as crianças não sejam prejudicadas no seu processo educativo.

 A comunidade esta fazendo de tudo para cumprir com sua parte, a prefeitura tem que também fazer a sua, buscar o diálogo para melhor trabalhar com o povo.

Lideranças da Aldeia Apiwtxa

Moisés da Silva Piyãko

Pishiro Asheninka

Komãyari Ashninka

Isaac piyãko

Kãkari Ashseninka

Totxe Piyãko Asheninka

Enisson Piyãko Picon Asheninka

Otxe Masha Asheninka

Ãtxoki Asheninka

Wewito Piyãko

Winko Piyãko

Francisco Minari Asheninka

Erishi Piyãko

Txowinko Asheninka