quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Encontrado o Local dos Lideres Asheninka Mortos Brutalmente


No dia 10 de setembro de 2014, um grupo de 16 Ashaninka da comunidade Apiwtxa do Rio Amonia foi até o local do assassinato dos 4 líderes Ashaninka da Aldeia Saweto na fronteira do Brasil com o Peru que deve ter ocorrido entre 1 e 2 de setembro. O grupo saiu da comunidade Apiwtxa as 9 horas da manhã e retornaram 8:00 h da noite do mesmo dia trazendo informações que as mortes aconteceram em território peruano há uma hora e meia da linha de fronteira, próxima à Terra Indígena Ashaninka do Rio Amonia, em um local de descanso, denominada por Chota como maloquinha. O grupo encontrou ossos de várias partes do corpo (como arcada dentária, crânio, fêmur, entre outros) de um dos líderes assassinados, como também óculos e outros pertences das vítimas, havendo vestígios de que os corpos das outras vítimas possam ter sido arrastadas ao longo do barranco do rio Putaya. Membros da missão supõem que os corpos das outras três vítimas também possam ter sido levados pela enchente na quarta feira, quando houve uma forte chuva na região.
O corpo encontrado segundo o grupo da missão pode ser do líder Jorge Perez e parece ter sido morto com um tiro na nuca.  Os irmãos da vítima, que participaram da missão e habitam na comunidade Ashaninka Apiwtxa, o reconheceram por causa de sua roupa e sua bolsa com seus pertences que estava bem junto os ossos. Também foram encontrada uma mochila do líder Chota, que também foi reconhecida pelos participantes da missão. A câmera fotográfica de Chota também foi encontrada próxima ao ocorrido e se encontra em mãos dos membros da comunidade Apiwtxa. Também foram encontradas capas de cartuchos calibre 16 que podem ter sido disparadas contra as vítimas. Os restos mortais encontrados foram somente fotografados e filmados e foram deixados no local do ocorrido.
Todos os familiares que moram na aldeia Apiwtxa de umas das vitimas morto brutalmente e lideranças da Terra  Indígena Kampa do Rio Amônia pede   urgentemente a providencia no processo de investigação dos culpados e que os corpos sejam após as pericias necessária seja sepultado no local do ocorrido, respeitando os rituais tradicional do povo Asheninka. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário