sábado, 15 de junho de 2013

Lideranças Asheninka do Rio Amônia pede esclarecimento ao chefe do Distrito do Alto Juruá sobre o atendimento odontológico nas aldeias indígenas do Município de Marechal Thaumaturgo



Nós, lideranças da comunidade APIWTXA, queremos esclarecimentos do chefe do distrito do Alto Juruá sobre alguns problemas que vem ocorrendo no pólo base de marechal Thaumaturgo e queremos igualmente alertar o ministério publico sobre a situação. 
Esses problemas estão relacionados com o atendimento odontológico nas aldeias, de responsabilidade do Doutor Felipe Alves, dentista do pólo base de Marechal Thaumaturgo. Já faz quase um ano que o doutor e sua equipe não prestam serviços nem de educação nem prevenção dentro das aldeias.  Por conta dessa falta de atendimento, pessoas de nossa aldeia - e de outras - são obrigadas a se deslocarem até a cidade a procura do dentista em questão, mas não o encontram no setor de trabalho. Assim, acabam voltando para suas casas sem resolver seus problemas dentários. 
Temos informações que o Doutor Felipe possui dois contratos: um pelo SPDM e outro pela Secretaria de Saúde do Município de Marechal Thaumaturgo,  além de um consultório particular. Será essa a causa dele não ir até as aldeias? Como ele presta contas de seu serviço em seus relatórios se não vai até as aldeias? Porque que os demais profissionais vão as aldeias e ele não? O chefe do distrito está ciente de tudo isso? Aqui na Aldeia Apiwtxa temos muitas pessoas, crianças, jovens e adultos, que necessitam de atendimentos básicos e esse dentista contratado pelo programa para esta função sequer aparece para dar explicações sobre se ele está com dificuldade ou não de exercer seu trabalho junto as nossas comunidades.
Senhor chefe do distrito, sabemos que os programas de saúde criados para atender os povos indígenas, bem como outras populações tradicionais, são especiais porque existem, de fato, grandes necessidades especificas a serem superadas com trabalhos educativos de prevenção a fim de se obter uma saúde de qualidade nas comunidades. Está acordado que parte desses atendimentos devem ser feitos dentro das aldeias sem que essas famílias se desloquem até as cidades e nós esperamos que isso seja cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário