A Escola Samuel Piyãko do Povo Asheninka
mantem até hoje uma tradição de fortalecer os conhecimentos tradicional do povo,
ensinando para as crianças e jovens
aquilo que precisa ser aprendido e praticado no dia a dia das famílias.
Essas aulas que fortalece a cultura são decidido
nas reuniões pelos pais, eles discutem e definem o que são prioridades. Antes desse
costumes serem trabalhado em sala de aula os professores pesquisam com os mais
antigos e convidam eles para participar
e ajudar nas aulas.
Nos dias 22, 23 e 25 de setembro de 2014
os professores Enison, Wewito, Erishi e Kãkari trabalharam nas aulas alguns conhecimentos
do povo Asheninka com alunos do 1o ao 3o ano, sendo que nessa escola estão
matriculados 183 alunos do 1o ao 9o ano.
Essas aulas além de outras já trabalhadas foi
sobre fabricação de arco e flecha, tecelagem e brinquedos, conhecimentos que
são muito importante principalmente a tecelagem que é usado para fazer a
vestimenta de cada pessoa. Percebemos que algumas famílias estão parando um
pouco de fabricar a tecelagem, não sabemos ainda muito bem qual é o motivo,
sabemos que é muito trabalhoso fazer uma vestimenta leva de 4 a 6 meses para
fazer uma vestimenta para uma pessoa adulta, contando desde fazer o tratamento do algodão fiar e
tecer.
A flecha também tem sua importância principalmente
para pegar animais nas caçadas e pescarias,
muitos jovens já não estão
fazendo flecha e arco por esse motivo também a escola esta tentando fortalecer
essa pratica tendo em vista que ainda dependemos da caça e da pesca para
alimentar-se no dia a dia da aldeia.
Os brinquedos foi percebido que tem uma
importância muito grande principalmente para trabalhar com as crianças do
primeiro ano de escola, para desenvolver
habilidades tanto com a escrita como fabricação de objetos, além de fortalecer os
costumes de cada pessoa fazer seu próprio pertence de uso do dia a dia, os
brinquedos sempre foi um ensinamento
inicial dos pais para os filhos.
O primeiro momento das aulas os alunos e
professores fizeram levantamento para conhecer os diferentes tipos de
brinquedos, diferentes tipos de flechas e tecidos e um pouco da história de
cada objeto contada pelos mais velhos.
Segundo momento foi refletir um pouco sobre o uso de cada peça, quem usa
Segundo momento foi refletir um pouco sobre o uso de cada peça, quem usa
Terceiro momento foi aula pratica, com
participação de pessoas mais velhas da aldeia, que contribuíram com seus
conhecimentos sobre o que estava sendo trabalhado nas aulas.
Nessa terceira aula os alunos do 2o
e 3o ano foi separado os homes das mulheres, o motivo da separação é
que a tecelagem até hoje na cultura Asheninka só a mulher pode fabricar, os
homes ficaram com a fabricação do arco e flecha.
Já
os alunos do 1o ano, homens e mulheres ficaram com a fabricação de brinquedos tendo
em vista que a cultura permite.
Hoje é muito difícil dizer que a escola
Asheninka é totalmente tradicional, isso não vai ser possível, mas podemos
dizer que é uma escola que fortalece os conhecimento do povo e usa esses conhecimentos no seu dia a dia mesmo tendo os
conhecimentos ocidental.
Também acredita que a escola Asheninka não
é o professor ensinando a ler e escreve mais sim o conjunto de conhecimentos
que esta em diferentes pessoas, que usam diferentes espaço para transmitir
conhecimentos e pensamentos de vida do povo.
Nessas
aulas foi trabalhado o básico, previsto
o aprofundamento nas próximas series como é orientar os pais para irem
ensinando seus filhos em casa.
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